segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Técnicas de relaxamento



Algumas técnicas muito simples que podem ser utilizadas quando o trabalho parece crescer “a olhos vistos”


Há alturas no ano em que o trabalho parece crescer “a olhos vistos”, deixando-nos assoberbados e frustrados por não conseguirmos corresponder às expectativas criadas, não só por nós, mas também pelos outros, através dos compromissos assumidos.

O acumular de actividades, quer sejam letivas, laborais, profissionais com outras tarefas igualmente importantes (familiares, por exemplo), impede a tão proclamada produtividade. Daí que, antes de iniciar qualquer sessão de trabalho, nomeadamente as que exigem esforço mental, as pessoas devam praticar alguns exercícios de relaxamento, de forma a recuperar as energias e aumentar a concentração.

Assim convido-os a experimentarem alguns destes exercícios. Os seus benefícios não são imediatos mas ajudam e com a prática, podem constituir-se como colaboradores valiosos. Um conselho útil é gravar as instruções e ouvi-las aquando do exercício.


As técnicas de relaxamento podem dividir-se em:


1. Técnicas de relaxamento físico

1.1. Alongamentos: estica os braços e espreguiça-te com os braços apontados para o tecto, balançando-os de um lado para o outro. Repete o exercício com os braços entrelaçados atrás da cabeça.

1.2. Rotação da cabeça: descontrai o peso da cabeça de modo a que fique solta sobre os ombros e inicia rotações alternadas para um lado e para o outro (de olhos fechados) ao mesmo tempo que descontrais o rosto, a língua e o queixo.

1.3. Relaxamento dos braços: levanta os braços em forma de cruz, aperta os punhos com força e depois deixa-os cair subitamente até que voltem à posição normal.

1.4. Relaxamento das pernas: senta-te numa cadeira e eleva as pernas do chão para a tua frente, depois deixa-as cair repentinamente, totalmente descontraídas.

1.5. Relaxamento dos pés: concentra o peso do corpo num dos pés, enquanto o outro se levanta e sacode com suavidade. Repete o exercício com o outro pé.

1.6. Relaxamento das mãos e dos dedos: com as palmas das mãos muito abertas e os dedos completamente separados, efectua leves sacudidelas com pequenas rotações dos pulsos.

1.7. Respiração: exercita a inspiração e a expiração abdominal (principalmente quando estás muito tenso ou ansioso). Quando inspiras o ventre aumenta de volume e quando expiras diminui, sem que se verifique qualquer movimento na zona pulmonar. Deves proceder da seguinte forma: inspira em 4 segundos, retém o ar durante 2 segundos e expira em 4 segundos, repetindo várias vezes. Se a situação de ansiedade persistir aumenta o tempo para 6 segundos, retendo o ar durante três segundos.


2. Técnicas de relaxamento mental

As técnicas de relaxamento mental consistem em esvaziar a mente de preocupações ou angústias para que o corpo possa recuperar a energia perdida com a tensão ou o cansaço acumulado. Para a realização destas técnicas deves procurar um local onde não sejas incomodado.

2.1. Vazio mental: concentra-te no vazio e afasta mentalmente todas as preocupações passando-as para segundo plano nesse momento. Decorridos alguns minutos, gradualmente, a mente deve ficar completamente descontraída e em branco. Mantém esta fase de relaxamento durante alguns minutos e depois podes iniciar a tua sessão de estudo.

2.2 Imagética: pensa num local que para ti seja paradisíaco. Começa a imaginar esse local apelando a todos os órgãos dos sentidos de modo a que possas visualizar tudo o que compõe o local (ex.: mar, areia, sol), sentir os estímulos externos (ex.: vento, calor), cheirar (ex.: flores, a brisa do mar) ou mesmo tocar (ex.: areia, água). Constrói mentalmente o teu paraíso e gradualmente vais sentir um estado de relaxamento profundo. Limita esta técnica no tempo para que não corras o risco de ficar o tempo todo a relaxar, dado o prazer que se obtém desta técnica. Esta forma de relaxamento é muito útil também quando se verificam perturbações do sono, como no caso das insónias.
:)

Um comentário: